Skip links

Periódicos de cada área

Tenha acesso a milhares de conteúdos

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Acta Botanica Brasilica (Acta bot. bras.) publica artigos originais sobre todos os aspectos da biologia vegetal (incluindo algas) e biologia de fungos. O manuscrito submetido (todo ou em partes) não deve ter sido publicado anteriormente ou estar sob consideração para publicação em outro periódico. Os manuscritos que relatam aspectos de interesse local são desencorajados, a menos que as implicações dos dados sejam de grande alcance. Manuscritos com temas agronômicos devem incluir volume substancial de dados básicos da biologia vegetal.

Acesse o Site

Genetics and Molecular Biology (Genet. Mol. Biol.), anteriormente denominada Revista Brasileira de Genética,  é publicada pela Sociedade Brasileira de Genética. Considera contribuições que apresentem os resultados de pesquisas originais nas áreas de genética, evolução e disciplinas científicas relacionadas. É condição fundamental que os manuscritos submetidos não tenham sido e não serão publicados em outro lugar. Com a aceitação de um manuscrito para publicação, os editores adquirem direitos autorais completos e exclusivos para todos os idiomas e países.

Acesse o Site

A revista publica contribuições originais de cientistas e pesquisadores de todo o mundo nas áreas de parasitologia, microbiologia, medicina tropical, assim como estudos básicos em bioquímica, imunologia, biologia celular e molecular, fisiologia e genética relacionados com essas áreas.

Acesse o Site

É uma revista científica que se dedica à publicação de artigos originais em todas as áreas das Ciências Biológicas, ou seja, Biologia Geral, Biologia Celular, Evolução, Oceanografia Biológica, Taxonomia, Distribuição Geográfica, Limnologia, Biologia Aquática, Botânica, Zoologia, Genética e Ecologia. A revista publica apenas artigos em inglês, é aberta a todos os pesquisadores, brasileiros ou não. Os artigos escritos por pesquisadores por falantes não nativos devem ser revisados ​​por especialistas da língua nativa, devendo também incluir sua identificação.

Acesse o Site

A Academia Brasileira de Ciências mantém a publicação trimestral dos Anais da ABC (AABC), iniciada regularmente em 1929, a mais antiga revista científica de circulação contínua no país. Este periódico científico, de circulação nacional e internacional, visa publicar avanços na pesquisa científica, tanto de pesquisadores atuantes no país como também de cientistas de outras nacionalidades, atuantes nos principais centros de pesquisa do exterior, tendo como parâmetro a excelência da pesquisa. A sua natureza é multidisciplinar, publicando resultados originais de pesquisas realizadas nas mais diversas áreas da ciência, como matemática, física, química, biológica, biomédica, saúde, sociais, engenharia, agrárias e da Terra.

Acesse o Site

ODONTOLOGIA

A Rev@odonto é uma coleção de revistas virtuais de odontologia. Ela é escrita por editores científicos da área, tendo uma credibilidade enorme. Os periódicos encontrados por lá passam por uma seleção criteriosa de conteúdos, revisão por pares, regularidade e pontualidade da publicação. Dessa forma, a interface da coleção permite acesso a textos completos, que podem ser acessados por meio de uma lista em ordem alfabética ou por meio de uma pesquisa por títulos.

Acesse o Site

The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants (JOMI) é uma revista eletrônica em inglês que apresenta pesquisas, tecnologias, casos clínicos, revisões de literatura, etc. Ela é mundialmente conhecida no ramo da implantodontia, que é uma das áreas mais importantes da odontologia. Muitos dentistas gostam dela por se tratar de uma revista que possui temas aplicáveis no dia a dia, facilitando o entendimento de quem a lê.

Acesse o Site

A RBO é editada pela Associação Brasileira de Odontologia. Nela, é possível encontrar artigos de pesquisa, revisões de literaturas, cartas ao editor e comunicações breves relacionadas à odontologia. Não é cobrada uma taxa de processamento do artigo e é uma publicação de fluxo constante de materiais em inglês.

Acesse o Site

Trata-se de uma das mais renomadas revistas eletrônicas de artigos odontológicos em inglês. Ela oferece acesso a textos originais, revisões e estudos clínicos em todas as áreas da odontologia, favorecendo a busca pelo conhecimento, além de motivar para uma área de especialização. Contribui com a divulgação do conhecimento científico dentro da comunidade odontológica e áreas afins, permitindo a atualização profissional e intercâmbio de informações no meio acadêmico.

Acesse o Site

A RGO – Revista Gaúcha de Odontologia é um periódico especializado que tem por objetivo disseminar e promover o intercâmbio de informações de várias áreas da pesquisa odontológica, proporcionado à comunidade científica nacional e internacional, um canal formal de comunicação, contribuindo desta forma para o avanço do conhecimento.

Acesse o Site

Para atender os anseios da Reabilitação Oral moderna, que busca cada vez mais soluções integradas em uma Odontologia multidisciplinar, a VMCom decidiu realizar a fusão das consagradas revistas ImplantNewsPerio e PróteseNews. Assim, nasce a ImplantNews – Reabilitação Oral de A a Z, uma publicação que integra o melhor da Implantodontia, da Periodontia, da Prótese Dentária e da Tecnologia Aplicada, de forma abrangente e profunda, com a chancela de especialistas internacionalmente renomados.

Acesse o Site

A International Journal of Experimental Dental Science é um periódico internacional gratuito que contempla o que há de mais moderno em pesquisas odontológicas no que diz respeito a novas técnicas, materiais e inovação na Odontologia. A revista conta com artigos das diversas áreas da Odontologia sempre apresentando uma novidade para a prática clínica baseada em excelentes evidências científicas.

Acesse o Site

DIREITO

O Anuário Mexicano de Direito Internacional (AMDI) surgiu no ano 2000, como uma publicação do Instituto de Pesquisa Jurídica da UNAM. O objetivo do AMDI é buscar a participação ativa de juristas dedicados ao estudo do Direito Internacional para que colaborem tanto em termos de trabalho editorial quanto na publicação de trabalhos acadêmicos. Essa abertura é constituída pelo fato de o Comitê Editorial ser composto por personagens das mais diversas instituições e nacionalidades. Importa referir que a AMDI procura manter a qualidade que sempre a caracterizou e para isso conta com uma política de dupla opinião anónima de elevado rigor académico, levada a cabo pelo portifólio de pareceristas que integram o Conselho Editorial, a Colaboração Conselho de Administração e, por vezes, alguns peritos externos. A AMDI subscreve o Código de Ética do IIJ-UNAM. A AMDI é uma publicação de acesso aberto. Os idiomas para publicar as contribuições são em: espanhol, inglês, português, francês e italiano. As seções do AMDI são: doutrina (artigos acadêmicos), comentários, resenhas, prática internacional mexicana, jurisprudência, situação internacional e controvérsia.

Acesse o Site

A ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura é uma publicação científica eletrônica, semestral, multilíngue e de fluxo contínuo, vinculada à Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) e cujo objetivo é divulgar artigos nacionais e estrangeiros, originais e inéditos, oriundos de pesquisas voltadas à produção de um conhecimento interdisciplinar na área de estudos e investigações em Direito e Literatura. Os artigos ou trabalhos inéditos serão publicados em português, com tradução em inglês, e em espanhol, inglês, francês, italiano e alemão, com tradução em português, devendo sempre passar pelo corpo de pareceristas que atua no sistema double blind peer review.

 

Acesse o Site

É uma revista que vê a teoria econômica em termos clássicos, como economia política. Trabalhos com uma abordagem keynesiana, desenvolvimentista, ou institucionalista são bem vindos. A Revista publica trabalhos teóricos sobre o desenvolvimento econômico, a macroeconomia e a crítica da teoria econômica, bem como trabalhos sobre economia aplicada que contenham teoria econômica relevante, tendo prioridade os trabalhos sobre países em desenvolvimento. Brazilian Journal of Political Economy é publicada trimestralmente desde 1981.

 

Acesse o Site

Cadernos da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais – Universidade Nacional de Jujuy é uma publicação semestral que publica artigos originais e inéditos de diferentes disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, dirigida a todos os níveis de leitores interessados nas ciências do homem. O principal objetivo dos Cadernos é contribuir para a geração de um espaço editorial de excelência para a divulgação e integração nacional e internacional da produção científica regional no campo das Ciências Sociais. As contribuições são recebidas em qualquer época do ano e serão submetidas ao processo de revisão por pares externos (duplo-cego). Caso sejam eventualmente aceites, serão publicadas por ordem de aceitação.

 

Acesse o Site

Dikê, Revista de Investigación en Derecho, Criminología y Consultoría Jurídica, é uma revista científica que publica artigos de pesquisa originais e inéditos nas disciplinas de Direito, Criminologia e Consultoria Jurídica, produto de pesquisas cujos objetos de estudo respondem a problemas específicos do México e América Latina. A revista é um espaço de convergência para pesquisadores novos e estabelecidos vinculados a Universidades, Institutos e Centros de Pesquisa no país e no exterior (públicos e privados). Nesse sentido, seu objetivo é vincular, por um lado, as pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Direito e Criminologia (mestrado e doutorado) ofertados no país, particularmente aqueles vinculados ao Cadastro do Programa Nacional de Pós-Graduação em Qualidade da CONACYT e; por outro lado, é um espaço editorial altamente rigoroso para comunicar a pesquisa que é gerada na América Latina por meio de seus programas de pós-graduação.

 

Acesse o Site

Divulgar intervenções interdisciplinares e inovadoras que tenham qualidade aprovada por pares competentes. As contribuições podem se dar em língua portuguesa ou outros idiomas, por meio de artigos originais, artigos de revisão, resenhas, entrevistas, palestras, relatórios de pesquisas ou relatos específicos sobre seminários científicos. Alguns números do periódico dedicam-se a temáticas específicas, conforme deliberação do Conselho Editorial. Como o periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, espera-se que os trabalhos estejam, preferencialmente, vinculados às suas linhas de pesquisa, a saber: Transformações Constitucionais e Pensamento Constitucional Contemporâneo; Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional; Teoria do Direito, Ética e Construção da Subjetividade.

Acesse o Site

A EJJL publica artigos que discutem questões relativas à efetividade dos direitos constitucionais fundamentais e dos direitos humanos, com especial ênfase para os direitos civis e direitos sociais. A EJJL tem como escopo ser um veículo de divulgação de pesquisas originais e inéditas de elevado valor científico com o potencial para a contribuição ao tema da efetividade dos direitos humanos e dos direitos fundamentais constitucionais, civis e sociais. A EJJL tem especial interesse por trabalhos que adotam pesquisa empírica com tratamento de dados originais para abordar problemas de efetivação de direitos fundamentais. Tem muito interesse também por trabalhos de pesquisa teórico-conceitual, jurídico-formal, fundados em consistente metodologia dogmático-jurídica de análise e de crítica da existência de direitos, da estrutura formal de direitos, da eficácia de direitos, e, sobretudo, dos meios jurídicos concretizá-los. Terão alta prioridade para publicação os artigos que ofereçam relevantes contribuições para aprimorar o entendimento relativo ao dever de respeito, de proteção jurídica, de não retrocesso e de, num sentido amplo, efetivação progressiva desses direitos.

Acesse o Site

O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mantido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pelo Sistema de Bibliotecas (SBU), e integrado com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) nasce da necessidade de se ter, em uma única plataforma, a reunião de todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade. Seu objetivo principal, portanto, é garantir e apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos institutos, faculdades, centros, núcleos de pesquisa e órgãos complementares da UNICAMP, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à Universidade, garantindo a diversidade institucional e regional e o livre acesso à toda comunidade científica. A UNICAMP possui, atualmente, 32 títulos de periódicos das diversas áreas do conhecimento, e uma incubadora para fortalecer os periódicos menos qualificados com 15 títulos. No entanto, nessa primeira fase, foram integrados ao Portal os periódicos que utilizam a plataforma Open Journal System (OJS), pois os mesmos possuem mecanismos que permitem a interface com o Programa LOCKSS (Stanford University), da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana (IBICT), e também pela facilidade de atribuição do Digital Objetc Identifier (DOI). Os periódicos estão assegurados pela licença de uso do Creative Commons, que não permite a utilização do material para fins comerciais e garante seu livre acesso. O PPEC tem como finalidade ser um local único para a reunião de todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade, com o objetivo de apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos institutos, faculdades, centros, núcleos de pesquisa e órgãos complementares da UNICAMP, garantindo a diversidade institucional.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Direito, inicialmente elaborada pelo Curso de Direito da IMED – Faculdade Meridional – Passo Fundo-RS –, a partir do ano de 2013, passou a estar vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da IMED. A revista serve de referência a divulgação das pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional de interesse dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Acesse o Site

A RFD UFG tem por missão auxiliar na construção de um conhecimento jurídico comprometido com a transformação da realidade social, fomentando a reflexão crítica fundamentada, o rigor teórico e a maior justiça social. Tem como objetivos difundir o conhecimento produzido no âmbito da pesquisa em direito e áreas afins; fortalecer o debate crítico sobre temas relevantes para a construção da realidade social; instigar reflexões importantes para a solução de problemas sociais e jurídicos; incentivar e oferecer espaço adequado e gratuito à divulgação da produção acadêmica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Público Alvo: os interessados no debate jurídico e nos seus avanços para a construção social justa. Juristas em geral, docentes e discentes de cursos de graduação e programas de pós-graduação, sobretudo na área do direito.

Acesse o Site

A Revista da Faculdade de Direito da UFMG tem como objetivo primordial veicular os artigos de colaboradores nacionais e internacionais bem como de professores da própria Faculdade de Direito da UFMG, da maior importância e das pesquisas nela levadas a efeito. Com isto pretende não só divulgar o esforço científico elaborado, como possibilitar a sua informação a trabalhos semelhantes desenvolvidos no Brasil e no mundo. Contribuir para o engrandecimento da cultura jurídica nacional e internacional, para a democratização do conhecimento, de acesso público, gratuito e imediato, incentivar a pesquisa, o ensino e extensão, essenciais à função social que deve cumprir a universidade pública, são os objetivos sempre almejados pela Revista da Faculdade de Direito da UFMG.

Acesse o Site

A Revista de Direito (Revista de Derecho) é uma publicação de caráter semestral, que tem como objetivo a divulgação da produção intelectual nacional e internacional resultado dos projetos de pesquisa, no campo do direito e da ciência política.

Acesse o Site

A Revista de Direito Privado é uma publicação semestral que reúne, por um lado, os resultados dos trabalhos de pesquisas dos departamentos de Direito Civil, Direito Comercial e Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade Externado da Colômbia e, por outro, as pesquisas e os trabalhos de professores e juristas de outras universidades, nacionais e estrangeiras, que são do interesse da comunidade jurídica colombiana.

Acesse o Site

A Revista de Direito Brasileira (Brazilian Journal Of Law) – RDB é uma publicação que visa fomentar o estudo das questões mais relevantes que envolvem a jurisdição constitucional tanto em âmbito nacional quanto estrangeiro. Neste sentido, procura-se estudar os principais temas do Direito Contemporâneo de modo reflexivo e dialético. Objetiva-se criar um campo vasto de discussão e aproximação do Direito interno e internacional, propiciando um intercâmbio de informações e soluções sobre as mais diversas questões jurídicas situadas no âmbito da jurisdição constitucional. Tem como finalidade oferecer aos estudiosos do Direito uma visão atualizada dos principais temas das Cortes Constitucionais, buscando aproximar a teoria da prática.

Acesse o Site

A Revista de Direito Sanitário tem por missão divulgar o conhecimento e fomentar discussões no campo interdisciplinar do Direito Sanitário, independentemente da formação original do autor. Primeiro periódico brasileiro a tratar de temas relacionados com o Direito Sanitário, a Revista de Direito Sanitário foi lançada em 2000, pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (NAP-DISA/USP) e pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa), instituições que atuam para o desenvolvimento deste campo interdisciplinar do Direito no Brasil e na América Latina. A Revista de Direito Sanitário apresenta um perfil único e se destaca em relação às demais publicações do direito e da saúde pública, tratando de temas tão diversos como a organização jurídica e a gestão dos sistemas de saúde, formulação de políticas públicas de saúde, direito aos serviços de saúde, direitos do consumidor em matéria de saúde, ética em saúde, direito à saúde e meio ambiente, direito à saúde mental, propriedade intelectual. A publicação é dirigida acadêmicos, pesquisadores, estudantes, operadores do direito, gestores públicos e profissionais que atuam nos sistemas público e privado de saúde.

Acesse o Site

A Revista da Faculdade de Direito da Universidade da República é uma publicação acadêmica, com revisão por pares, que pretende contribuir para o desenvolvimento da ciência jurídica e das ciências sociais, promovendo uma análise crítica e plural sobre questões relevantes das diferentes áreas do Direito. A Revista é composta pelas seguintes seções: doutrina (investigações ou artigos doutrinários), jurisprudência ou norma comentada, artigos estudantis, resenhas e informações, estas duas últimas não arbitradas.

Acesse o Site

A Revista da Faculdade de Direito e Ciências Políticas é uma publicação científica do curso de Direito, vinculada à Faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade Pontifícia Bolivariana, Medellín-Colômbia. Seu objetivo é apresentar os resultados da pesquisa e algumas reflexões sobre a lei, o que permite aos leitores obter novos tópicos de interpretação. Destina-se a comunidades acadêmicas e de pesquisa da ciência jurídica em prol da discussão e debate sobre problemas sociais que dizem respeito às comunidades locais, nacionais e internacionais.

Acesse o Site

A Revista Derecho del Estado é uma publicação acadêmica, científica, aberta à discussão, cujo objetivo é promover a análise teórica, analítica e crítica do direito público, sob o entendimento de que através do debate doutrinário é possível avançar, a partir da ciência jurídica, na construção de um melhor sistema de direitos e liberdades, no aperfeiçoamento da democracia e na consolidação e defesa do Estado constitucional, bem como na criação de um verdadeiro comunidade internacional.

Acesse o Site

A Revista Direito Ambiental e Sociedade –RDAS– é um periódico quadrimestral desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Caxias do Sul –UCS– Mestrado Acadêmico em Direito e visa à publicação exclusiva de artigos científicos inéditos, tendo como área de concentração o Direito Ambiental e Sociedade. Atualmente, tem classificação B1 junto à Qualis/CAPES. A partir da percepção da degradação ambiental, busca fomentar as discussões acerca das alternativas para combater os seus efeitos. A Revista permite o enfrentamento de questões que, diante da dimensão internacional do direito ambiental, tornam-se díspares nos diferentes ordenamentos. Ainda, promove o debate acerca de temas específicos que se interrelacionam com a questão ambiental, como os efeitos do consumo, as discussões envolvendo a bioética e o uso dos transgênicos, os novos desafios no alcance de energias limpas, a governança dos resíduos sólidos, a propriedade urbana e importância do planejamento das cidades. No mesmo sentido, a Revista Direito Ambiental e Sociedade busca a proposição de alternativas sustentáveis ao uso dos recursos naturais.

Acesse o Site

A Revista Direito GV é uma publicação acadêmica online da FGV Direito SP com periodicidade quadrimestral. A revista publica artigos acadêmicos inéditos e originais com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive artigos interdisciplinares e de pesquisa aplicada, dando preferência a produções nos campos de pesquisa em Direito e Desenvolvimento (Law & Development), Direito e Sociedade (Law & Society) e Direito e Economia (Law & Economics). Na mesma linha, a Revista Direito GV também publica resenhas e traduções.

Acesse o Site

A Revista Direitos Fundamentais & Democracia – RDFD é um periódico online. Encontra-se indexada em bases de dados nacionais e internacionais e recebe artigos, na sistemática de fluxo contínuo, de autores doutores e de doutores em coautoria com doutorandos, mestres ou mestrandos. Com periodicidade quadrimestral, a RDFD pretende fomentar o debate acadêmico sobre o tema dos Direitos Fundamentais e da Democracia. Na busca desse objetivo, a RDFD publica artigos que tratem de questões relacionadas (I) aos direitos fundamentais civis, sociais, econômicos, políticos e culturais; (II) às garantias fundamentais; (III) à dignidade humana; (IV) às jurisdições constitucional, supranacional e internacional; (V) à hermenêutica jurídica; (VI) à organização política, administrativa e jurisdicional do Estado; (VII) às formas de cooperação material e processual do Estado com as organizações locais, regionais, supranacionais e internacionais; (VIII) às novas formas de autorregulação jurídico-normativa; (IX) aos temas do pluralismo, da diversidade e das identidades; (X) à justiça de transição; (XI) aos debates sobre os desafios da democracia no sentido das relações entre democracia e soberania popular, democracia e populismo, democracia e autoritarismo, democracia e colonialismo, democracia e novas tecnologias, democracia e nacionalismo, democracia e globalização, democracia e sistemas eleitorais, democracia e liberdade, democracia e igualdade, democracia e ações afirmativas, democracia e liberalismo, democracia e republicanismo, democracia e pensamento marxiano, democracia e pensamento conservador, democracia, Estado e desenvolvimento, democracia e movimentos sociais, democracia e inclusão, democracia e confiança e democracia e realidade social.

Acesse o Site

A Revista Eletrônica do Curso de Direito segue a política pedagógica do curso (graduação e pós-graduação) e representa um espaço de diálogo plural, crítico e interdisciplinar de temas abrangentes do Direito e de áreas afins, através da publicação periódica de artigos científicos. A Política Editorial observa nos artigos científicos publicizados os seguintes pressupostos: a) preocupação com os princípios éticos e com o respeito à dignidade humana; b) abordagem crítico-reflexiva da realidade e do conhecimento; c) domínio dos fundamentos científicos vinculados ao Direito e a áreas do conhecimento afins; d) interação entre teoria e prática para atender a necessidade de transformação social. Atenta às discussões nos âmbitos local, regional, nacional e internacional, a Revista Eletrônica do Curso de Direito está aberta para a socialização do conhecimento nesses níveis. Além disso, tem por propósito garantir a excelência do conhecimento neste espaço veiculado. Para tanto, a revista busca estar em sintonia com e transitar entre os melhores indexadores nacionais e internacionais de periódicos. Por estar situada no contexto da Universidade Federal de Santa Maria, a Revista Eletrônica do Curso de Direito busca harmonizar os interesses institucionais e as expectativas da comunidade acadêmica.

Acesse o Site

A Revista Jurídica é um periódico peer-reviewed, editado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do Unicuritiba, lançada em 1981, e que representa uma expressiva conquista que acarreta importantes resultados para os programas de Pós-Graduação brasileiros, e fundamentalmente para a área do Direito. Seu principal objetivo é potencializar a internacionalização e, fundamentalmente, construir um novo espaço para a inserção internacional e a divulgação de pesquisas realizadas pelos pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Direito do Brasil. A gestão editorial é realizada por meio do Open Journal Systems – OJS. Os artigos poderão ser submetidos em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial deste periódico científico recomenda a inclusão do ID do ORCID no ato da submissão.

Acesse o Site

A Revista Jurídica da Presidência tem como missão estimular pesquisas independentes sobre temas jurídicos relevantes para a Administração Pública, com vistas à promoção de maior intercâmbio entre os órgãos jurídicos e a produção científica nacional. A Revista Jurídica da Presidência é um periódico voltado à publicação de artigos científicos inéditos, resultantes de pesquisas e estudos independentes sobre a atuação do Poder Público, em todas as áreas do direito, que forneçam subsídios para reflexões sobre a legislação nacional e as políticas públicas desenvolvidas na esfera federal. A Revista Jurídica da Presidência é direcionada aos operadores do direito das diversas carreiras jurídicas – como professores, estudantes, pesquisadores, advogados, magistrados, promotores, procuradores e defensores públicos. Trata-se de um público abrangente, que compartilha a busca constante por aprofundamento e atualização.

Acesse o Site

A Revista Justiça do Direito é uma publicação da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. A revista está direcionada à publicação de trabalhos inéditos de docentes e discentes dos Programas de Pós Graduação em Direito stricto sensu de instituições do Brasil e do exterior. Seu objetivo é divulgar trabalhos científicos, resultados de pesquisas relacionadas às linhas editoriais da revista: jurisdição constitucional e democracia; e relações sociais e dimensões de poder. A publicação dos trabalhos está sujeita a avaliação às cegas por pares e condicionada às normas de publicação.

Acesse o Site

A Revista Opinião Jurídica tem periodicidade quadrimestral e, a partir de 2017, passou a ser veiculada apenas por via eletrônica. O periódico atende aos padrões internacionais, de acordo com o governo brasileiro, o qual lhe outorga estrato A2 no ranking de periódicos do Programa Qualis da Capes. É um periódico da área do Direito, que tem como intuito a divulgação de pesquisas científicas de excelência, com alto grau de exogenia (de pelo menos 75%), observadas as linhas de pesquisa da revista: -Constituição, Estado e Sociedade; – Direito, Acesso à Justiça e Solução de Litígios; – Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento; – Epistemologia Jurídica, Metodologia Jurídica e Editoria Jurídica; – Teoria Política e do Direito.

Acesse o Site

A Revista Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, de periodicidade quadrimestral, aponta em seu subtítulo dois elementos: direito ambiental e desenvolvimento sustentável. Direciona, portanto, seu objeto de interesse justamente para temáticas diretamente relacionadas às áreas de concentração do Programa de Pós-graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara – ESDHC: (1) Direito Ambiental e (2) Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido, a Revista tem como finalidade constituir instrumento de veiculação de trabalhos científicos e doutrinários dedicados a aspectos e elementos que guardem relação com tais assuntos, em especial na área do Direito. Assim, propõe-se que a linha editorial a ser seguida pela Revista Veredas do Direito se subdivida em dois eixos temáticos: (I) Direito, sustentabilidade e direitos humanos; (II) Direito, planejamento e desenvolvimento sustentável. Desse modo, os trabalhos e artigos a serem publicados na Revista devem enquadrar-se em, pelo menos, um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial.

Acesse o Site

A Rede Sur pretende aprofundar e fortalecer os vínculos entre acadêmicos preocupados com a temática dos direitos humanos, ampliando sua voz e sua participação diante de órgãos das Nações Unidas, organizações internacionais e universidades. Neste contexto, publica a Revista Sur com o objetivo de consolidar um canal de comunicação e de promoção de pesquisas inovadoras.

Acesse o Site

LETRAS INGLÊS

A Revista da Abralin é uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Linguística, que tem como objetivo publicar textos originais e inéditos (artigos, resenhas, retrospectivas, debates, questões e problemas) em todas as áreas da Linguística, contribuindo para a difusão, fortalecimento e internacionalização da pesquisa linguística no Brasil. A partir de 2019, serão publicados quatro volumes por ano: dois volumes atemáticos, em fluxo contínuo, e dois volumes destinados a dossiês temáticos, selecionados por meio de chamada pública. O título abreviado do periódico é RABRALIN, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Literatura Comparada tem como missão publicar artigos, resenhas, entrevistas, depoimentos e outros documentos que enfoquem a Literatura Comparada, em português, galego, inglês, francês, alemão e espanhol, tanto a partir de uma perspectiva nacional quanto de quadros de referência para além do nacional que discutam os laços cosmopolitas de diversas tradições literárias.

Acesse o Site

Publicação do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo divulgar pesquisas e estudos de professores e alunos pesquisadores ligados à educação, cultura, linguagem e arte, aos pesquisadores que pesquisam sobre essas temáticas sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.

Acesse o Site

A Revista EntreLínguas possui periodicidade semestral, com submissão em fluxo contínuo e aceita artigos, resenhas críticas e relatos de experiências inéditos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM. Os textos são aceitos em português, espanhol ou em inglês. Publicar artigos, relatos de experiências, resenhas críticas e entrevistas de pesquisadores nacionais e internacionais, com o fito de promover o debate sobre os processos teórico-metodológicos do ensino de LEM, em todos os níveis de educação, bem como: Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas (LEM); Formação de Professores para o Ensino de Línguas – inicial e continuada -, currículo nacional e internacional; Processos de ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas; Estudos e perspectivas do contato linguístico na sala de aula docente; Tecnologias de Informação e Comunicação para o  ensino de línguas (LEM); O ensino da língua em sociedades bilíngues; Os aspectos morfosintáticos e léxicos (LEM); Concepções teórico-metodológicas para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: contextos e perspectivas.

Acesse o Site

Alfa: Revista de Linguística, publicação contínua financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. Não serão aceitos, trabalhos produzidos por pesquisadores que não tenham o título de doutor. No caso de trabalhos em co-autoria, mesmo que haja autor(es) que esteja(m) cursando o doutorado, um dos autores, necessariamente, deve já possuir o título de doutor.  A revista edita artigos, resenhas e entrevistas vinculados a todas as linhas de pesquisa dos Estudos Linguísticos.

Acesse o Site

Revista de Linguística e Linguística Aplicada é publicada desde 1985 na PUC-SP sem interrupção. Publica quatro volumes anuais, dos quais dois são volumes para os quais recebe contribuições da comunidade acadêmica nacional e internacional, e outros dois são volumes temáticos. Consta do Portal Scielo, a convite, desde sua fundação em 2001. Colaboradores de todos os países estão convidados a submeter seus trabalhos, os quais serão avaliados anonimamente por dois membros do Conselho Editorial assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Publica estudos especializados de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área referente ao fenômeno linguístico, desde que se trate de contribuição inédita.

Acesse o Site

A revista Línguas e Instrumentos Linguísticos tem como objetivo publicar textos que reflitam sobre a linguagem, sobre o funcionamento linguístico em geral, sobre as tecnologias da linguagem e sobre a história das ideias, dos conceitos e métodos dos estudos sobre a linguagem. Na realização deste objetivo este periódico tem, com continuidade e regularidade, publicado artigos das diversas áreas das ciências da linguagem e de autores das mais diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Linguística Aplicada, sem fins lucrativos, é uma publicação trimestral com revisão por pares com a missão de incentivar a pesquisa na área de Linguística Aplicada. Fundada em 2001, a revista recebe artigos que abordam os diversos fenômenos complexos de problemas da vida real relacionados à linguagem, relativos ao uso da língua em diferentes contextos ou ao aprendizado de línguas. A revista também publica resenhas e entrevistas e dois números por ano enfocando um tema específico da área. A revista é patrocinada pelo Programa de Estudos Linguísticos da UFMG (POSLIN) e pela agência de pesquisa.

Acesse o Site

A Revista da ANPOLL, criada em 1994, é uma publicação quadrimestral da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística que publica textos originais de literatura, linguística e tradução produzidos por pesquisadores, professores universitários e estudiosos das áreas de Letras e Linguística.

Acesse o Site

Revista de Estudos da Linguagem  é uma revista trimestral peer-reviewed, patrocinado pela  Faculdade de Letras  e do  Programa de Pós-Graduação em linguistas  na  Universidade Federal de Minas Gerais  (Brasil) desde 1992. Sua missão é promover a investigação científica no campo da Teórica Linguística e Análise Linguística, proporcionando, assim, um espaço para a publicação de pesquisas de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, fomentando o debate e o progresso na área. A revista aceita submissões eletrônicas em uma base contínua para seus números regulares. As questões temáticas têm prazos de envio específicos anunciados publicamente. Este é um periódico de acesso aberto e não há taxas de submissão ou processamento.

Acesse o Site

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, criada em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, certificado pela PUC-SP, tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso, com destaque para os estudos dialógicos. Em formato eletrônico, reúne trimestralmente artigos originais e resenhas. Em sintonia com as atuais e boas práticas de comunicação científica nacionais e internacionais, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso iniciou, em 2020, o seu processo de adesão a Ciência Aberta. A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Este é o único periódico que contempla os estudos bakhtinianos no Brasil e no estrangeiro, de forma específica e em seu diálogo com outras áreas do conhecimento. Os artigos podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol, italiano, russo, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site  do periódico.

Acesse o Site

A Revista Ilha do Desterro publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da UFSC, com publicação quadrimestral. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

Acesse o Site

A revista Letras de Hoje, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, surgiu no ano de 1967. Na origem desse projeto coletivo, estão as figuras do Ir. Elvo Clemente, Plínio Cabral e Leonor Scliar Cabral. Durante algum tempo, a Revista contou com o patrocínio de nomes representativos da sociedade gaúcha, como Paulo Vellinho e José Octávio Bertaso (Livraria do Globo), entre outros, tendo também alguns números financiados pelo CNPq. Passou a ser editada pela EDIPUCRS e, na gestão do Irmão Joaquim Clotet, Letras de Hoje atingiu um número cada vez maior de leitores ao ser disponibilizada, também, em versão eletrônica. A revista Letras de Hoje é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

Acesse o Site

Linguagem em (Dis)curso – LemD – é uma revista quadrimestral, aberta a colaboradores brasileiros e estrangeiros, destinada a estudos textuais e discursivos. Os trabalhos publicados em Linguagem em (Dis)curso, portanto, estão circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando, de alguma forma, estiverem dialogando com a temática proposta.

Acesse o Site

A revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970. Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão. A revista propôs-se a veicular não apenas a produção teórica de seu corpo docente, mas também as mais diversas manifestações de reflexão sobre a cultura, sem distinguir correntes ideológicas, linhas filosóficas ou áreas do saber. Assim se pretendia garantir o pluralismo e a liberdade, numa época de obscurantismo.

Acesse o Site

Linguagem & Ensino é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, classificada no sistema Qualis, a partir de 2016, como A1. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, partindo de pesquisas originais, na área da linguagem, texto e imagem. São encaminhados para avaliação artigos e resenhas sobre linguagem e: aprendizagem e aquisição de línguas; aspectos sociais e psicolinguísticos; formação de professores de língua; discurso pedagógico, midiático e político; literatura e suas interfaces com imagem, tradução e suas relações intertextuais. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas. Não há restrições quanto à titulação dos autores, sendo avaliada a qualidade do texto.

Acesse o Site

Moara é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. É um periódico de circulação nacional, com classificação B2 no índice Qualis da CAPES, que traz ao público, desde 1993, produções científicas de pesquisadores do Brasil e do exterior. Trata-se de um periódico semestral, com duas edições anuais (janeiro-junho e agosto-setembro), que dedica alternadamente um número aos Estudos Linguísticos e outros aos Estudos Literários, podendo publicar mais de dois números por ano, no formato de número temático ou de dossiê. A revista publica artigos científicos vinculados às diversas linhas de pesquisa das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, que sejam fruto de um processo de produção de conhecimento pautado em diretrizes teóricas e metodológicas coerentes. A revista possui seções fixas distintas: uma seção temática de artigos a respeito de um tema relevante na área; uma seção de tema livre, para artigos sobre temas diversos relacionados ao foco da revista. Aceitamos artigos de: a) doutores, mestres e discentes de cursos de Doutorado e, b) discentes de curso de Mestrado em coautoria com doutores.

Acesse o Site

A Revista de Letras tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação. Como um fórum de discussão sobre a literatura, a Revista de Letras não privilegia qualquer abordagem crítica ou teoria em específico, encorajando a diversidade de abordagens e enfoques teórico-metodológicos no trato com a literatura. O escopo da Revista de Letras é a literatura, considerada em si mesma ou em relação com outras áreas da cultura, como cinema, artes plásticas, música, arquitetura e mídia. Também serão aceitos artigos que tratem de quaisquer desses objetos culturais em si, desde que haja alguma pertinência aos estudos literários. As abordagens a estes objetos culturais deverão manter uma interface com a metodologia dos estudos literários, para que estes artigos possam ser analisados pelo corpo editorial a partir da perspectiva da literatura comparada.

Acesse o Site

A Revista do Gel é uma publicação do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade quadrimestral, que tem por finalidade divulgar textos acadêmicos, apresentados sob a forma de artigos, originais e inéditos, resultantes de pesquisa individual ou coletiva, e resenhas críticas de interesse das áreas de Letras e Linguística (teórica e aplicada). Os textos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Em casos especiais, e a critério da Comissão Editorial, poderão ser apresentados em línguas diferentes das indicadas

Acesse o Site

A Revista do GELNE é uma publicação semestral vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. É um periódico consolidado que tem publicado regular e ininterruptamente volumes que reúnem pesquisas de significativa relevância científico-acadêmica para a consolidação da área de Letras e Linguística no Brasil – considerando as subáreas de Linguística Teórica e Descritiva, Linguística Aplicada e Literatura Comparada. Desde a sua fundação, em 1999, foram publicados, até 2016, 18 volumes que reúnem produções de renomados pesquisadores do cenário nacional e internacional, de diferentes IES.

Acesse o Site

A Revista Veredas tem a missão de publicar artigos científicos, ensaios, traduções e resenhas, de caráter necessariamente inédito e de reconhecida qualidade acadêmica, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros, unicamente da área de Linguística, teórica e aplicada, e em suas diversas subáreas.

Acesse o Site

Cadernos de Estudos Linguísticos adota desde 2019 o sistema de publicação contínua (rolling pass) integrando em um mesmo volume anual seção de artigos que compõem dossiês temáticos e seção de artigos de natureza geral. O objetivo da Cadernos é a publicação de textos científicos nas diversas áreas da Linguística de modo a propiciar aos pesquisadores a publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões acadêmicas e estudos analíticos dentro de distintas abordagens teóricas. Espera-se, assim, tornar disponíveis trabalhos relevantes que proporcionem o diálogo entre diferentes abordagens, deem visibilidade à agenda científica dos estudos linguísticos, o debate de questões pertinentes às áreas e o estímulo para o intercâmbio entre pesquisadores.

Acesse o Site

Trabalhos em Linguística Aplicada é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com volumes publicados em Janeiro-Abril (n. 1), Maio-Agosto (n. 2) e Setembro-Dezembro (n. 3). Com mais de trinta anos de existência, a revista tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada. O periódico espera que os manuscritos submetidos à publicação tenham abrangência social e política, e estejam diretamente vinculados aos debates contemporâneos em Linguística Aplicada, tal como se pode evidenciar pelos temas, questões de pesquisa e diálogo com a literatura do campo. Os principais eixos de pesquisa do periódico são: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; ideologias linguísticas; antropologia linguística; políticas linguísticas; globalização e mobilidade; discurso e desigualdade. Também são publicadas entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico.

Acesse o Site

Letras é um periódico científico que tem como missão reunir e divulgar artigos resultantes de pesquisa científica original de caráter significativo para as áreas dos Estudos Linguísticos e Literários. A publicação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e volta-se a pesquisadores e estudantes em nível de pós-graduação. Considerando as especificidades das linhas de pesquisa que integram o PPGLetras e a periodicidade semestral que é mantida desde 1991, a cada ano é publicado, ordinariamente, um número temático dedicado aos Estudos Linguísticos e outro dedicado aos Estudos Literários. Além disso, há a possiblidade de organização de números especiais, de forma extraordinária. Cada publicação fica sob a responsabilidade de dois ou três pesquisadores que assumem a função de organizadores, sendo um vinculado ao PPGLetras e o(s) outro(s) externo(s) à UFSM, preferencialmente participante(s) de programa credenciado pela CAPES e classificado com, no mínimo, conceito 4. Os textos submetidos ao periódico serão, preferencialmente, de pesquisadores doutores ou com reconhecimento na área, podendo ter coautoria com pós-graduandos e graduandos e escritos em português, francês, espanhol ou inglês. Os originais apresentados não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico.

Acesse o Site

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação (FAE) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui como objetivo contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores/as de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em português, ou inglês, ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

Acesse o Site

A Revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação – IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.

Acesse o Site

Educar em Revista, é um periódico eletrônico de acesso aberto, tem a missão de publicar – em fluxo contínuo – artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como traduções e entrevistas de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação.

Acesse o Site

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios. Os artigos submetidos a revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender as normas estabelecidas para publicação. A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa cientifica na área de educação. A revista ENSAIO não cobra taxas aos autores.

Acesse o Site

A Psicologia & Sociedade publica textos que: dialoguem criticamente com a literatura e com debates contemporâneos em relação ao tema abordado e ao campo de estudos em psicologia social (no âmbito das ciências humanas e sociais) e não apenas arrolem textos e autores; sejam de natureza explicitamente analítica, com solidez de argumentos e não apenas uma descrição de procedimentos, resultados e análises e apresentem contribuição inequívoca do manuscrito ao campo de estudos sobre o qual versa o texto em apreciação e sobre o campo teórico que aborda.

Acesse o Site

Seu objetivo é constituir um espaço para a apresentação de pesquisas atuais no campo da Psicologia Escolar e Educacional e servir como um veículo de divulgação do conhecimento produzido na área, bem como de informação atualizada a profissionais psicólogos e de áreas correlatas.

Acesse o Site

A RBE publica artigos inéditos e dossiês que abordem temas associados à área da educação, resultantes prioritariamente de pesquisas. Excepcionalmente são publicadas traduções de artigos estrangeiros editados anteriormente em livros ou periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. São publicados também documentos e resenhas. Na seção Documentos, são divulgados textos coletivos elaborados pela ANPEd ou por associações afins, bem como documentos recentes (leis, pareceres, normalizações), oriundos de órgãos governamentais e que tratem de questões de interesse da área educacional. Ensaios teóricos que expressam posicionamentos sobre temas polêmicos e atuais são publicados na seção Espaço Aberto.

Acesse o Site

Tem como missão publicar trabalhos inéditos nas áreas de Ciência Política e Sociologia Política. Os artigos devem ter como foco a produção de inferências ou generalizações a partir de dados e evidências conseguidos em pesquisas empiricamente orientadas.

Acesse o Site

A revista busca reunir e publicar trabalhos multidisciplinares de excelência realizados por profissionais e pesquisadores na área de Informática na Educação. Procura-se disseminar as ferramentas, métodos e práticas que auxiliam no uso efetivo da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.

Acesse o Site

A Revista Pedagógica é uma publicação de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Objetiva promover e incentivar o debate acadêmico entre pesquisadores nacionais e internacionais, visando a disseminação do conhecimento produzido na área da Educação. Sua política editorial se concentra especialmente em publicar investigações decorrentes de significativas problemáticas educacionais do contexto latino-americano, com base em diferentes perspectivas epistemológicas, metodológicas e pedagógicas.

Acesse o Site

Publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UNISC, comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional, compreendidas em sua historicidade e complexidade. Em sua função de divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica, conta com a contribuição de educadores e pesquisadores ligados a instituições de expressão nacional e internacional. Vinculada à área de ciências humanas e sociais, especificamente à educação, esse periódico visa contribuir para enfatizar o fato de que diante da magnitude dos desafios da área, pensar ainda é uma ação possível e, do mesmo modo, necessária. Disponibilizada em um portal de revistas eletrônicas de acesso livre, esta publicação propõe-se como um canal de visibilidade e reforço aos vínculos criadores e potencializadores de saberes entre as universidades e o conjunto da sociedade.

Acesse o Site

Esta revista é dedicada ao estudo científico da dislexia, suas comorbidades; e práticas baseadas em teoria sobre remediação e intervenção de dislexia e áreas relacionadas de distúrbios da linguagem escrita, incluindo ortografia, composição e matemática. Annals of Dyslexia publica estudos empíricos originais, revisões significativas e relatórios bem documentados de práticas eficazes baseadas em evidências.

Acesse o Site

Remedial and Special Education (RASE) oferece artigos interdisciplinares que preenchem a lacuna entre a teoria e a prática envolvendo a educação de indivíduos para os quais a instrução típica não é eficaz. Os artigos incluem revisões temáticas, sínteses de pesquisas, estudos de avaliação de campo e recomendações para a prática de educação especial e corretiva. Esta revista é membro do Comitê de Ética em Publicações (COPE).

Acesse o Site

Os Cadernos CEDES são publicações de caráter temático, dirigidas a profissionais e pesquisadores da área educacional, com o propósito de abordar questões que se colocam como atuais e significativas neste campo de atuação. Vêm sendo editados desde 1980, mantendo de 3 a 6 novos títulos por ano.
Profissionais que atuam na área da educação podem propor temas para a organização de nossos Cadernos, sendo esta proposta avaliada pelo Conselho Editorial. As colaborações devem obedecer às normas de elaboração dos Cadernos e podem ser enviadas diretamente ao CEDES.

Acesse o Site

Publicar trabalhos inéditos em Psicobiologia e Psicologia Cognitiva; Psicologia Social Comunitária e Saúde Mental; Psicologia Social do Trabalho e A Psicologia e a atuação do psicólogo nas Políticas Sociais, Direitos Humanos e Relações Pessoa-ambiente, que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos.

Acesse o Site

MATEMÁTICA

A REMAT tem como missão compartilhar pesquisas nas áreas de Educação Matemática e de Matemática. O periódico visa a publicação e a disseminação de produções originais de professores e pesquisadores, escritas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

Acesse o Site

O foco da Revista é a publicação de textos originais nas modalidades: artigos, ensaios teóricos, relatos de experiência, iniciação científica, dissertações de mestrado. Há também uma seção voltada para grupos de educação tutorial (PET) em curso de matemática (Licenciatura e/ou Bacharelado).

Acesse o Site

Tangram – Revista de Educação Matemática é um periódico científico trimestral que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática e possui origem em dois grupos de pesquisa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculados à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), à Faculdade de Educação (FAED) e à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND): “Teia de Pesquisas em Educação Matemática – TeiaMat/CNPq” e “Grupo de Pesquisas Tecnologias da Educação Matemática – GPTEM/CNPq”. A Tangram visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. São priorizados artigos da área de Educação Matemática e áreas afins, escritos em português, espanhol, inglês e francês.

Acesse o Site

A SBM tem por principais finalidades congregar os matemáticos e professores de Matemática do Brasil, estimular a realização e divulgação de pesquisa de alto nível em Matemática, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis, estimular a disseminação de conhecimentos de Matemática na sociedade, incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais de Matemática do Brasil e do exterior, zelar pela liberdade de ensino e pesquisa, bem como pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos e professores de Matemática no país, contribuir para o constante aprimoramento de altos padrões de trabalho e formação científica em Matemática no Brasil e oferecer assessoria e colaboração, na área de Matemática, visando o desenvolvimento nacional. No site da SBM consta vários periódicos da área.

Acesse o Site

CUBO, A Mathematical Journal é uma revista científica fundada em 1985 pelo Departamento de Matemática e Estatística da Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. A revista publica resultados originais de artigos de pesquisa, de preferência não mais do que 20 páginas, que contêm resultados substanciais em todas as áreas da matemática pura e aplicada. São publicados três números por ano, nos meses de abril, agosto e dezembro

Acesse o Site

ALEA publica artigos de pesquisa em teoria da probabilidade, processos estocásticos, estatística matemática e suas aplicações. Publica também artigos de revisão de assuntos que se desenvolveram consideravelmente nos últimos anos. Todos os artigos submetidos passam por um rigoroso processo de arbitragem por pares e são publicados imediatamente após serem aceitos. ALEA é um periódico eletrônico da comunidade latino-americana de probabilidade e estatística que oferece acesso aberto a todo o seu conteúdo e utiliza apenas programas gratuitos. Os autores podem depositar seus artigos publicados em seu repositório institucional, gratuitamente e sem embargo, desde que cite a fonte do artigo.

Acesse o Site

Acesse o Site

Revista Brasileira de História da Matemática é um boletim científico, de caráter internacional, onde serão aceitos para publicação somente trabalhos acadêmicos originais sobre História da Matemática em geral e sobre sua relações com outros campos como a Educação Matemática e a Filosofia da Matemática. A periodicidade da revista será semestral: outono e primavera. A revista é composta de dois tipos de artigos: artigos encomendados pelos editores e artigos submetidos. Estes deverão receber parecer positivo de pelo menos dois consultores para serem publicados. Eventualmente, serão publicadas resenhas de livros e de dissertações, e notas referentes a projetos de investigação científica. Todo material publicado na Revista Brasileira de História da Matemática representa a opinião de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião dos editores. Os artigos a serem publicados devem ser escritos, preferencialmente, em português, espanhol, inglês, francês ou alemão. Os manuscritos deverão conter 2 resumos, sendo um deles, necessariamente, em português. No caso de autores estrangeiros, os editores se responsabilizam por traduzir o resumo para o português.

Acesse o Site

A RBECM possui publicação semestral sob a responsabilidade do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), voltada exclusivamente para a pesquisa na área de ensino/aprendizagem de Ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais, quando enfocadas de maneira integrada) e Matemática. Este periódico tem como objetivo principal a divulgação aberta de trabalhos relevantes e originais em pesquisa em ensino de Ciências e Matemática para a comunidade internacional de pesquisadores.

Acesse o Site

NÚMEROS, Revista de Didactica de las Matemáticas, trata do ensino e da aprendizagem da pré-escola à universidade, embora frequente preferencialmente o ensino básico e secundário. Publica obras de interesse para professores destes níveis, como experiências de sala de aula, reflexões sobre o ensino, aplicações de pesquisa. NÚMEROS, Revista de Didactica de las Matemáticas  é uma publicação aberta às diferentes perspectivas teóricas e meteorológicas adaptadas por cada investigador ou grupo de trabalho, desde que respeitem o rigor científico e académico das nossas normas editoriais.

Acesse o Site

A Revista Educação Matemática e Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP é publicada a cada quatro meses com o objetivo de proporcionar um espaço internacional de divulgação da pesquisa científica na área. Há muitos anos vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecido como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em “chamada de trabalhos” e “agendas de pesquisa” nacionais e internacionais. Além disso, sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área. A política adotada em seu projeto editorial prioriza artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e, em particular, àqueles que abordam as linhas de pesquisa do programa: Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática e Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. A prioridade dada às linhas descritas não se restringe a referências teóricas, pelo contrário, espera-se que a revista reflita a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática. Assim, recebe trabalhos históricos, filosóficos, epistemológicos, culturais, curriculares, didáticos e psicológicos, entre vários outros sobre Matemática, que têm a Educação Matemática em suas diversas modalidades como foco principal. Os editores também incentivam a apresentação de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou Educação ou Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras.

Acesse o Site

A revista Professor de Matemática Online (PMO) é a Revista Eletrônica da Sociedade Brasileira de Matemática. É um veículo para publicação e ampla divulgação de artigos acadêmicos relevantes à formação inicial e continuada do professor da Educação Básica, cobrindo todos os temas da Matemática, sua prática de ensino, sua história e suas aplicações. Ela poderá publicar resultados condensados de trabalhos de conclusão de curso, ferramentas virtuais e outros produtos de docentes e discentes dos programas e cursos de formação de professores de Matemática.

Acesse o Site

Acesse o Site

A Revista Brasileira de Educação (RBE), publicação em fluxo contínuo da ANPEd, circula no meio acadêmico desde 1995. A RBE publica artigos inéditos e dossiês que abordem temas associados à área da educação, resultantes prioritariamente de pesquisas. Excepcionalmente são publicadas traduções de artigos estrangeiros editados anteriormente em livros ou periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. São publicados também documentos e resenhas. Na seção Documentos, são divulgados textos coletivos elaborados pela ANPEd ou por associações afins, bem como documentos recentes (leis, pareceres, normalizações), oriundos de órgãos governamentais e que tratem de questões de interesse da área educacional. Ensaios teóricos que expressam posicionamentos sobre temas polêmicos e atuais são publicados na seção Espaço Aberto.

Acesse o Site

Acta Mathematica é produzida e distribuída impressa e online exclusivamente pela International Press, a partir do volume 218 (2017). Por acordo especial com o Institut Mittag-Leffler, a International Press oferece acesso on-line totalmente aberto a todo o conteúdo da Acta Mathematica – desde seu primeiro número de 1882 até o mais recente. Acta Mathematica foi fundada por Gösta Mittag-Leffler em 1882. É propriedade e publicada pelo Institut Mittag-Leffler , um instituto internacional de pesquisa para matemática sob os auspícios da Real Academia Sueca de Ciências. Acta Mathematica é um dos periódicos de pesquisa matemática de maior prestígio no mundo e está consistentemente classificado entre os dez principais periódicos na categoria matemática para fator de impacto.

Acesse o Site